Um vídeo divulgado nas redes sociais do 9º Batalhão de Ações Especiais de Polícia (Baep) de São José do Rio Preto (SP), na última terça-feira (15), mostra agentes da corporação queimando uma cruz em um local aberto.
Nas imagens, é possível ver agentes do Baep em meio à fumaça, com o braço erguido na altura do ombro. Internautas questionaram o gesto, que pode remeter a uma saudação nazista. Veja:
Após a repercussão, o vídeo foi apagado das redes sociais do batalhão. Entretanto, as imagens foram compartilhadas por inúmeras pessoas nas redes sociais.
Em nota enviada à reportagem, a Polícia Militar afirmou que “o material foi produzido durante o encerramento de um treinamento noturno, conduzido pelas próprias equipes do batalhão, com o intuito de representar simbolicamente a superação dos limites físicos e psicológicos enfrentados ao longo da instrução”.
A corporação disse ainda que “em nenhum momento houve intenção de associação a ideologias de natureza religiosa, racial ou política.”
Mesmo assim, as circunstâncias da produção das imagens são apuradas pela PM. “A Polícia Militar repudia de forma veemente qualquer alusão a símbolos nazistas, bem como qualquer manifestação de intolerância, preconceito ou discriminação”, diz o comunicado.
Procurada pela CNN, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) informou que repudia toda e qualquer manifestação de intolerância e que assim que tomou conhecimento do vídeo instaurou um procedimento para investigar as circunstâncias relativas ao caso.
*Sob supervisão
Este conteúdo foi originalmente publicado em Vídeo de PMs queimando cruz em treinamento no interior de SP gera críticas no site CNN Brasil.
Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/sudeste/sp/video-de-pms-queimando-cruz-em-treinamento-no-interior-de-sp-gera-criticas/